Definido como uma arte marcial, o Aikido é uma forma de reestabelecer a harmonia do mundo. Seu nome, Ai – Ki – Do, significa “Caminho (Do) da harmonia (Ai) da energia (Ki)”.
Criado por Morihei Ueshiba, que inicia o desenho desta prática nos anos 30 como amadurecimento de sua aprendizagem como guerreiro, filósofo e como um religioso atento ao espírito, esta arte de defesa busca mais do que derrotar o oponente. É um caminho de crescimento e fortalecimento onde espírito, corpo e mente não encontram separação. Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, mas principalmente baseando-se no estilo da escola vetusta do Daito-ryu Jujutsu, ao qual incorporou técnicas do Kenjutsu – técnica da espada – e do JoJutsu – técnica do bastão curto.
Após o falecimento do Fundador em 1969, o Aikido seguiu sob orientação de seu filho, Kisshomaru Ueshiba, que veio a falecer em 1999, passando o posto de Doshu para seu filho, neto do Fundador, Moriteru Ueshiba.
Baseado na aprendizagem dos antigos samurais, o Aikido visa formar pessoas preparadas para lidarem com um mundo de conflitos, evitando que estes levem para desfechos de violência. O ataque é recebido e acolhido, enquanto sua energia é transformada e devolvida. É uma prática, e sua compreensão profunda só poderá vir do intenso treinamento.
Veja esta demostração dada pelo Doshu, Moriteru Ueshiba:
(mais sobre Aikido)