O Aikido

aikido_large

Definido como uma arte marcial, o Aikido é uma forma de reestabelecer a harmonia do mundo. Seu nome, Ai – Ki – Do, significa “Caminho (Do) da harmonia (Ai) da energia (Ki)”.Moriteru-Ueshiba-no-Hombu-Dojo

osensei

O Fundador

Criado por Morihei Ueshiba, que inicia o desenho desta prática nos anos 30 como amadurecimento de sua aprendizagem como guerreiro, filósofo e como um religioso atento ao espírito, esta arte de defesa busca mais do que derrotar o oponente. É um caminho de crescimento e fortalecimento onde espírito, corpo e mente não encontram separação. Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, mas principalmente baseando-se no estilo da escola vetusta do Daito-ryu Jujutsu, ao qual incorporou técnicas do Kenjutsu – técnica da espada – e do JoJutsu – técnica do bastão curto.

Kisshomaru Ueshiba

Kisshomaru Ueshiba

Moriteru Ueshiba

Moriteru Ueshiba, atual Doshu

Após o falecimento do Fundador em 1969, o Aikido seguiu sob orientação de seu filho, Kisshomaru Ueshiba, que veio a falecer em 1999, passando o posto de Doshu para seu filho, neto do Fundador, Moriteru Ueshiba.

Baseado na aprendizagem dos antigos samurais, o Aikido visa formar pessoas preparadas para lidarem com um mundo de conflitos, evitando que estes levem para desfechos de violência. O ataque é recebido e acolhido, enquanto sua energia é transformada e devolvida. É uma prática, e sua compreensão profunda só poderá vir do intenso treinamento.

Veja esta demostração dada pelo Doshu, Moriteru Ueshiba:

(mais sobre Aikido)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s